3 - Metas

O Plano de Metas pode ser sintetizado em quatro módulos, não necessariamente seqüenciais, a saber: implantação do grupo de trabalho e distribuição de tarefas pelos pesquisadores, desenvolvimento da pesquisa, formação de recursos humanos e produção de tecnologia.

3.1 - Módulo 1 - Implantação do grupo de trabalho e distribuição de tarefas pelos pesquisadores

3.2 - Módulo 2: Desenvolvimento da pesquisa

Prevêem-se resultados relativamente a cada um dos núcleos temáticos pré-definidos (cf. os itens objetivos específicos e conteúdo básico). Quanto à sua relevância, esperam-se contribuições em nível teórico e aplicado que estabeleçam uma ponte entre os resultados alcançados e a prática de ensino da Língua Portuguesa.

No âmbito da pesquisa básica, objetiva-se mapear a variação sócio-funcional do português em diferentes áreas geográficas _ tanto nos níveis culto e não-culto urbanos quanto no não-culto não urbano _ visando, de um lado, a inventariar a variação de fenômenos fonológicos, morfossintáticos e semântico-lexicais e, de outro, a levantar hipóteses que dêem conta de tendências sistemáticas de tal variabilidade. Uma conseqüência teórica relevante desses estudos é verificar o funcionamento real de "leis" concernentes à gradualidade e à regularidade de processos de mudança, para explicar alguns tipos de mutações lingüísticas e estratégias compensatórias relacionadas à manutenção e equilíbrio dos sistemas.

Numa orientação descritivo-interpretativa, pretende-se chegar às normas que caracterizam as diferentes variedades nacionais do Português e detectar processos de mudança já efetivadas e em curso em cada variedade, indicando os níveis da língua em que tais processos são mais produtivos.

3.3 - Módulo 3: Formação de recursos humanos

3.4 - Módulo 4: Produção de tecnologia

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