3 - Metas
O Plano de Metas pode ser
sintetizado em quatro módulos, não necessariamente seqüenciais,
a saber: implantação do grupo de trabalho e distribuição
de tarefas pelos pesquisadores, desenvolvimento da pesquisa, formação
de recursos humanos e produção de tecnologia.
3.1 - Módulo 1 - Implantação do grupo
de trabalho e distribuição de tarefas pelos pesquisadores
- planejamento da articulação
entre as Coordenações portuguesa e brasileira (cf. itens referentes
às instituicões envolvidas);
- discriminação
dos temas a serem desenvolvidos a cada período de seis meses;
- fixação
de acervo bibliográfico comum;
- implantação
de rede on line para intercâmbio de corpora e troca de
informações;
- planejamento das reuniões
de trabalho.
3.2 - Módulo 2: Desenvolvimento da pesquisa
- pesquisas contrastivas
com base em modelos teóricos pré-definidos, levantamento, descrição
e análise de dados, segundo os paradigmas adotados pelos pesquisadores
integrantes do projeto;
- realização
semestral (primeiro ano) e anual (segundo, terceiro e quarto anos) de seminários
para intercâmbio entre os pesquisadores;
- divulgação
das pesquisas em fóruns acadêmicos no país e no exterior;
- publicação
de pesquisas, inicialmente na forma de working-papers, e, posteriormente,
na de artigos em revistas científicas, capítulos de livros e
livros;
- transformação
da pesquisa básica em publicações, visando a um público
mais amplo e diferenciado: professores, estudantes de Graduação
e demais profissionais para cujas áreas de atuação a
pesquisa desenvolvida por este grupo possa ser relevante.
Prevêem-se resultados relativamente
a cada um dos núcleos temáticos pré-definidos (cf. os itens objetivos específicos
e conteúdo básico). Quanto à sua relevância, esperam-se contribuições
em nível teórico e aplicado que estabeleçam uma ponte entre os resultados alcançados
e a prática de ensino da Língua Portuguesa.
No âmbito da pesquisa básica,
objetiva-se mapear a variação sócio-funcional do português em diferentes áreas
geográficas _ tanto nos níveis culto e não-culto urbanos quanto no não-culto
não urbano _ visando, de um lado, a inventariar a variação de fenômenos fonológicos,
morfossintáticos e semântico-lexicais e, de outro, a levantar hipóteses que
dêem conta de tendências sistemáticas de tal variabilidade. Uma conseqüência
teórica relevante desses estudos é verificar o funcionamento real de "leis"
concernentes à gradualidade e à regularidade de processos de mudança, para explicar
alguns tipos de mutações lingüísticas e estratégias compensatórias relacionadas
à manutenção e equilíbrio dos sistemas.
Numa orientação descritivo-interpretativa,
pretende-se chegar às normas que caracterizam as diferentes variedades nacionais
do Português e detectar processos de mudança já efetivadas e em curso em cada
variedade, indicando os níveis da língua em que tais processos são mais produtivos.
3.3 - Módulo 3: Formação de recursos
humanos
- otimizacão do
corpo docente de pós-graduacão, levando-se em conta o recorte
epistemológico das linhas de pesquisa representadas neste projeto;
- planejamento e realização
de cursos de pós-graduação e seminários para difusão
gradativa dos resultados das pesquisas, aproveitando, inclusive, o ensejo
das reuniões para a atuação dos pesquisadores portugueses
na Universidade Federal do Rio de Janeiro e dos brasileiros na Universidade
de Lisboa;
- divulgação
dos resultados das pesquisas nos cursos de Graduação e em cursos
de extensão e atualização para professores de ensino
médio;
- intercâmbio de
bolsistas nos níveis de estágio, doutoramento sanduíche
e pós-doutoramento.
3.4 - Módulo 4: Produção de tecnologia
- preparação
de material instrucional para utilização em sala-de-aula de
língua materna nos três graus de educacão.
